Coleção Interagir e Discutir

Pensando no X da questão, Comprei aquilo, deu nisso e Amigo não é pra essas coisas são três títulos da coleção Interagir e Discutir que o Ab Aeterno produziu para a Editora do Brasil. Esta é a segunda edição dos livros, que foram completamente atualizados pelos autores. Além disso, a segunda edição já nasce com uma nova identidade visual, em que as ilustrações ficam por conta de Weberson Santiago e o projeto gráfico novo e moderno por conta do Ab Aeterno.

Ademais de criar um logo exclusivo para a coleção, o desafio era criar um projeto gráfico único, mas que desse voz a cada um dos temas, histórias e personagens de forma singular. Focados nos leitores de 10 anos de idade, os livros precisavam ter um visual atraente e divertido, porém, que também trouxesse leveza e ludicidade aos temas sérios e importantes para a formação emocional e ética das crianças.

Então, com isso em mente, arregaçamos as mangas! Pensamos em um projeto gráfico que tivesse sua presença marcada nas obras, mas que fizesse isso em harmonia com as ilustrações — quase como uma continuidade delas. Assim, foi nos detalhes que esse projeto se fez presente. Para individualizar os livros, trabalhamos com pares de cores complementares: cada livro, a partir da paleta da ilustração, ganhava uma dupla de cor só sua, que necessariamente era composta por duas cores vivas e complementares. Dessa forma, ganhamos vivacidade e jovialidade!

interagir e discutir.png

Além disso, ao final dos livros, há uma sessão de atividades. Essa parte ganhou uma abertura especial, elaborada para fazer a ponte entre o literário e as atividades paradidáticas. Ah! As atividades também foram pinceladas com cores e gracejos exclusivos – tudo para dar um charme na obra como um todo.

interagir e discutir2.png

Já na edição de arte feita para a concepção das ilustrações, as grandes preocupações eram: dinamicidade das páginas, ilustrações que entusiasmassem o leitor e uma grande preocupação com a diversidade e a inclusão. Esses eram os pontos que deveriam se tornar a marca da coleção. Afinal, os livros são obras que geram grande identificação dos jovens com os personagens, abraçam de vez toda a diversidade da vida real e os insere de maneira natural – como deve ser – nas páginas das histórias. E o objetivo foi alcançado! O resultado transmitiu a mensagem que queríamos comunicar: livros cheios de personalidade, diferentes entre si, mas com a harmonia de uma só coleção. Além de alguns detalhes, que só quem sente os livros nas mãos consegue perceber...

interagir e discutir3.png